03/07/2012

ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST - CONCÍLIO VATICANO II

          Para os que estão estranhando o uso do slogan da Reforma Protestante para falar de um Concílio da Igreja Católica Apostólica Romana lembro que o Espírito sopra onde ele quer. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" Evangelho segundo João 03:08

          Ainda pensando sobre oxigenação da Igreja e quando penso na tradição Católica Romana lembro da figura do papa João XXIII que deixou um legado a ICAR por ocasião do Concílio de Vaticano II onde provocou discussões, que podemos dizer, de uma abertura ao diferente (no diálogo com outras tradições cristãs) e o papel que a igreja deve ter na discussão sobre a responsabilidade dos sistemas econômicos injustos na geração e crescimento da pobreza.
            Esse Concílio teve grande reflexos na produção teológica Latino Americana. Após o concílio a igreja se desafiou ao exercício profético da denúncia à ditadura econômica e ao imperialismo internacional do dinheiro e resgate de valores tais como a justiça, a paz, educação, promoção do ser humano e da família. Valores que resultaram na Teologia da Libertação. Somos provocados a produção de uma teologia que traz consigo uma nova forma de viver a fé e de sentir igreja inserida junto aos pobres e cônscia da realidade que a cerca.  Uma leitura da realidade à luz da palavra indo, para a realização desta leitura, a fundo na realidade comunitária gerando um real comprometimento da igreja com as dimensões sociais e políticas da vida.
            Da empolgação emerge a frustração ao se constatar que este movimento fora tão duramente tratado pelo papado de João Paulo II e Bento XVI. Contudo, não devemos nos desanimar. Resiliência! Apesar das críticas recebidas e o conseqüente arrefecimento do movimento ele não acabou devido a essência da espiritualidade cristã que é o amor. Pelo amor, os primeiros anos do movimento da Teologia da Libertação foi uma nova maneira fazer teologia, acompanhado de uma nova maneira de viver o Evangelho de Jesus – uma nova espiritualidade comprometida com a vida e com a projeção social da fé mais efetiva do que contemplativa. Disto, são elencados elementos compõe essa nova espiritualidade:
      Seu valor profético;
      Sua atitude solidária;
      Sua abertura ecumênica;
      Sua paixão utópica;
      Seu compromisso político;
      Sua responsabilidade ecológica;
      Sua paixão pela vida;
      Ser ardor pastoral;
      Seu trabalho a favor da paz com justiça social
 Demos destaque a estes elementos em pontos, pois é inegável que todos eles podem ser utilizados para vivência de uma vida cristã relevante. Que verdadeiramente ama, e porque ama serve ao próximo. Que exerce a caridade a partir das necessidades concretas do outros, para isso mergulha na realidade do mesmo de maneira honesta. Que capta e aceita a realidade como ela é, não querendo mudá-la a fim de atender a gostos e interesses próprios, mas servindo com desinteresse.
            Está o desafio diante de nós de reconhecer as pegadas de Jesus na história concreta de sua época e traduzir esse modelo para nossa realidade, procurando fazer o que Ele faria dentro da conjuntura que vivemos dando assim continuidade a sua obra – anunciar o Reino de Deus, servir aos necessitados, imergir na realidade do povo e ser fiel a vontade Deus a despeito de todos os riscos advindos disto. Estamos falando de um verdadeiro encontro com o Senhor que nos transforma e nos faz pessoas novas e não de simples filiação a uma igreja. É mudança de convicção (teoria) e atitude (prática). Deixar se reinventar pelo Espírito, rompendo com os velhos padrões já instalados no seio da igreja entregando-se a uma conversão integral. Daí praticar um cristianismo que não tem amor pelo poder, mas que exerce o poder do amor.

E os Protestantes? ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST - REFORMA PROTESTANTE    VIVA AOS 495 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
Outro texto interessante deste blog que de certa forma tem a ver com este assunto: AOS QUE FALAM ANTES DE OUVIR NA TEOLOGIA

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