Toda a citação bíblica feita assim: "XX,XX" refere-se ao próprio Livro abordado. |
Há apontamentos
interessantes sobre o significado do sacrifício solene do Dia da Expiação (capítulo 16), com destaque a substituição (16,21). Apontamentos que nos direcionam para
Cristo o “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Evangelho de João 1,29) e sua morte substitutiva
(Profeta Isaías 53,7;10 – Evangelho de Mateus 27,12-14). Vamos agora para algumas perguntas e respostas que
vão nos ajudar a fazer um “passeio de balão” pelo 3º Livro do Pentateuco:
1) “Sejam santos porque eu sou Santo”; que impacto prático e rotineiro tem essa instrução de Deus na sua vida?
Deus é santo, é assim mesmo que Ele se declara. Por isso existe Lei, ordenamento, se faz necessário que tudo que é pecaminoso ou imperfeito seja excluído da Sua presença. Por isso os sacrifícios e ofertas precisam ser santas, oferecidas num lugar santo por sacerdotes santos. Essa foi a didática de Deu para ensinar ao seu povo quem Ele é. Deus mostra seu poder por sinais e milagres no êxodo e agora se apresenta a todo momento: “Eu sou o Senhor”. Essa expressão aparece com frequência no livro e este Senhor é santo/separado, seu povo precisa entender isso e precisa de igual forma buscar ter essa santidade. “Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo povo glorificado serei!” (10,3)
2) Com relação a “ofertas de holocausto”, o que você acha dessas inúmeras regulamentações encontradas no Livro (o que significam)? Por qual razão tinha de ser macho, sem defeito, por que a imposição e mãos, o derramamento de sangue, ou ainda queimá-lo por inteiro? (capítulo 1)
Bom, Deus espera de nós o melhor, por isso o animal é macho – devido ao valor maior deste e representa melhor o vigor e a fertilidade, e sem mácula (veja a queixa em Malaquias 1,8). A mão era colocada na cabeça do animal para expressar uma identificação entre o ofertante e o animal, assim a morte seria aceita como propiciação (1,4). Tudo era queimado (1,9), por isso holocausto (holo – inteiro; caust – queimado) “não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hebreus 8,12). Melhor é o significado do seu nome em hebraico, holocausto significa “subindo”, talvez simbolizando a adoração e a oração ao subir seu aroma ao Senhor (1,17). Interessante que somente após o ofertante matar o animal é que o trabalho do sacerdote se iniciava, é pelo pecado de cada um que Cristo morreu, pela sua morte e ressurreição temos “um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” (Hebreus 4,15). Tudo isto foi feito por amor, realmente este amor nos constrange (2ª Carta de Paulo a Corítios 5,14) e nos impele a realmente querer ofertar o melhor, dar o nosso melhor. E, preste atenção, “dar o nosso melhor” não é fazer algo para Deus desde que não haja absolutamente nenhum sacrifício de minha parte.
3) Que ligação há entre purificação espiritual e liderança espiritual? (cap. 8) Por que os sacrifícios pelos pecados de Arão (9,8) eram feitos antes do sacrifício pelos pecados do povo (9,15-21)?
A santidade e pureza exigidas por Deus devem começar pela própria liderança, que em ato público e notório é consagrada diante do todo o povo (8,1,-13); isto nos faz lembrar da exortação do Apóstolo Paulo ao jovem Timóteo “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2ª Timóteo 2,15). Este chamado à santidade é para a liderança e é estendido a toda a comunidade: “assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” (1ª Carta de Pedro 1,15).
4) O dia da Expiação acontecia uma vez por ano (16,34), o que isso poderia revelar sobre a natureza humana?
O Dia da Expiação era o mais sagrado para o povo. Apesar de todos os sacrifícios feitos durante o ano pelos membros da congregação de Israel e pelos próprios sacerdotes, ainda ficavam pecados e imundícias que precisavam ser limpos para que houvesse um relacionamento adequado entre Deus e o Seu povo. Por isso um dia particular foi inaugurado, no qual o ritual executado pelo sumo sacerdote realizaria a reconciliação da nação com o seu Deus. Hebreus 9,9-13 dá o significado da cerimônia para o cristão. Levíticos 16 pode verdadeiramente ser chamado de auge do sistema sacrificial do Primeiro Testamento e aponta para o que Jesus fez para tirar o pecado do mundo (Evangelho de João 1,29; Carta aos Romanos 3,24-26; Hebreus 9-10).
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