09/02/2015

IGREJA, A COMUNIDADE DE FÉ DE JESUS DE NAZARÉ

João 17, "20 Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, 21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.”
            Este trecho da denominada “oração sacerdotal de Jesus” é de arrepiar; é de se emocionar se pensarmos que temos aqui o nosso mestre Jesus orando pela unidade, comunhão e fraternidade da PIBVP. Sim, é isto mesmo, da PIBVP, de nós que estamos aqui em Igreja. Jesus roga: “também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles”.
            Neste ano de 2015, iniciamos na Escola Bíblica Dominical o estudo “A Vida na Comunidade da Fé” que está fundamentado no livro de Salmos e nas cartas de Paulo aos irmãos de Corinto. Cada vez que você for ao texto bíblico da lição e ao próprio estudo da mesma, vá com a seguinte questão na cabeça: “Qual aplicação eu posso extrair daqui para a vida em igreja, para vida na comunidade da fé?”.

            A Igreja tem esta vocação de ser constituída de gente que gosta de gente e que cuida de gente. Gente que ama/serve ao próximo como a si mesmo tal como sua Cabeça (Jesus) orienta em Lucas 10,25-28. Cristianismo, sem comunidade, pode até ser entendido como uma filosofia de vida. Mas, no projeto de Deus, a vida comunitária é fundamental!
            A comunidade de Jesus, a partir da “Lei Regia” (Tiago 2,8), é a comunidade do “uns com os outros”, “uns dos outros”, “uns pelos outros”. E a chave para a vivência e prática desta vocação encontra-se nos “relacionamentos” que devemos cativar. Para construirmos relacionamentos de maneira relevante precisamos que cada um se esforce em ser um verdadeiro “seguidor do Caminho” (At 24,14) e, assim, seremos uma comunidade que extrapola o paradigma “culto-clero-Domingo-templo”, mas falaremos com mais detalhes disto na semana que vem. Até lá! ;)
Abração, e que Deus nos abençoe!

Pr. Pedro Barbuto
Pastoral para o Boletim da Primeira Igreja Batista em Vila da Penha em 01/Fevereiro/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário