25/09/2012

CONFUSÃO “DOS INFERNOS”


            Vamos voltar com o tema “dos infernos” que se originou no post “O "LADRÃO", O "BISPO", O "MISSIONÁRIO" E O "APÓSTOLO"” que se desmembrou em “ORGULHO DOS "INFERNOS"” e “IMPRUDÊNCIA DOS "INFERNOS"” (este, inclusive, sendo o 2º post mais lido deste Blog!).

            Como o texto abaixo em questão tem também uma equivocada interpretação devido a uma pequena confusão de tradução fica nomeado o post de CONFUSÃO “DOS INFERNOS”. Vamos ao texto, vou usar a versão da tradução de João Ferreira de Almeida (Revisada da IBB, Imprensa Bíblica Brasileira), posto que esta seja a que mais é conhecida:


            Este texto é muito semelhante ao texto do post ORGULHO “DOS INFERNOS” que trata do Rei de Tiro e do resultado que deu o seu orgulho (Livro do Profeta Ezequiel 28:1-19). Mas nesse texto o Rei em questão é o Rei da Babilônia – outro Rei orgulhoso e cheio de si.
            Esse texto é dito que Deus “se compadecerá de Jacó” (vr 1, ou seja, de Israel que estava cativo em terras babilônicas) e dará ao povo “descanso do seu trabalho... e da dura servidão com que te fizeram servir” (vr 3). Quem mata a charada é o versículo 4, nele se diz claramente de quem está se falando “contra o Rei daBabilônia” que irá ter “derrubada até o Seol a tua pompa” (vr 11). Vale lembrar que “Seol” ou “Xeol” é o lugar para onde irá todos os mortos, na concepção judaica antiga, tendo sido maus ou bons. Ou seja o Rei da Babilônia morrerá, no versículo 15 isso é repetido “levado serás ao Seol”. E, seguindo o texto todo essa queda do império e morte do Rei seria vergonhosa “tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável”. 
            Mas o que efetivamente fez com que muitos pensassem se tratar do Diabo nesse texto?  A questão é que algumas várias traduções seguiram a Vulgata (tradução da ICAR para o latim) que traduz "estrela da manhã" como Lúcifer. E já se tornou comum na cristandade entender que Lúcifer é o Diabo. Está ai a nossa CONFUSÃO “DOS INFERNOS”. Rsrs
            Por fim, meus irmãos e amigos, não quero com estes posts dizer que "Diabo não existe" ou coisa parecida, mas chamo a atenção para o tanto de lições importantes para nosso dia-a-dia que temos pela interpretação correta desses textos. As vezes colocamos ações, palavras e atitudes na "conta do Diabo" quando, na verdade, são erros nossos nascidos do nosso egoísmo que nos fazem verdadeiros "demônios humanos". Bom, vale o aviso, o reforço a respeito do orgulho, afinal “Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (Tiago 4:6) Vou até finalizar este post com uma das figuras que coloquei no ORGULHO "DOS INFERNOS"...
"Estes são meu cachorro, meu gato e meu ego"
P.S.: Já tirando uma dúvida: Quanto a "linguagem celeste" presente no texto quando se refere ao Rei da Babilônia vejam porque isso acontece no texto bíblico dessa forma no post ORGULHO "DOS INFERNOS", ok? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário