06/06/2012

SOBRE "A MENSAGEM"



Estou totalmente desempolgado (frustrado) com essa nova "tradução" da Bíblia chamada "A Mensagem - Bíblia em Linguagem Contemporânea".
Seu objetivo declarado é nobre diz que traz um texto de fácil entendimento para todos e etc... Com este mesmo discurso já foram lançadas traduções que tiveram mais êxito nesta empreitada de fazer chegar ao público em geral um texto das escrituras de leitura mais fácil (como a "Nova Versão Internacional" - NVI e a "Nova Tradução na Linguagem de Hoje" - NTLH e, ainda, dentro das versões católicas a versão Pastoral da editora Paulus).
Vamos "A Mensagem":
1 - Não dá pra dizer que "A Mensagem", de Eugene H. Peterson, seja uma "tradução" o texto desta bíblia é uma interpretação e não tradução e tem algumas interpretações que, no pouco contato que tive com ela, me doem um pouco. Veja apenas esses exemplos:
Salmos 23:04
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. (ARA - Tradução de J. F. de Almeida Revista e Atualizada
Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. (NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (NVI - Nova Versão Internacional)
Mesmo que a estrada atravesse o vale da Morte, Não vou sentir medo de nada, porque caminhas ao meu lado. Teu cajado fiel me transmite segurança (A Mensagem)

Essa versão de "A Mensagem" acaba com uma coisa interessantíssima que há  no Salmo 23! Observa-se que a ovelha sempre está numa situação passiva, pois é sempre o Pastor que a guia, por isso “Ele me faz repousar” (v.2a); “Leva-me” (v.2b); “Refrigera-me” (v.3a) e “Guia-me” (v.3b). Veja: É sempre o pastor agindo e a ovelha sempre passiva.
Mas no verso 4 a situação muda, pois é a ovelha passa a efetuar a ação! E, por isso é neste momento ela passa pelo “Vale da Morte”. Quando pensamos nisso podemos chegar a conclusão que o cristão sem o seu guia seguro, trilha caminhos ameaçadores. Vaga por trilhas inseguras. Caminha por veredas do mal. Isso nos aponta claramente para o ensino de que nossos caminhos devem ser sempre guiados por Deus.
A versão de "A Mensagem" acaba com essa verdade Bíblica! Ela escamoteia, esconde, disfarça o texto e fala "mesmo que a estrada atravesse o vale da Morte". Mas que estrada é essa? Quem foi por essa estrada? Por que esta ovelha se encontra nessa situação? Todas as outras traduções vão apontar que esse caminho de Morte, esse caminho danoso se dá quando a ovelha toma a posição ativa ("ainda que eu ande") e já não se deixa guiar pelo se Pastor.

OUTRO EXEMPLO:
Salmos 01:01
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (ARA)
Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!  (NTLH)
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (NVI)
Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não freqüenta a Escola dos Desbocados! (A Mensagem)

Até gostei do “Bar do Pecado”, mas, fala sério, que coisa é essa de “Como Deus deve gostar de você”!?!?!? O Salmo primeiro é uma série de conselhos para que os fiéis tenham um bom proceder e etc... De onde se tirou que “bem-aventurado” ou “feliz” possa ser entendido por “Como Deus deve gostar de você”!? Deus nos ama independente de qualquer coisa que façamos, Ele não ama nem se agrada de nossas transgressões, mas nunca podemos dizer que seu amor é condicionado a qualquer coisa que façamos.

Vou nem avançar mais neste post. Talvez você esteja pensando: “Pedro, então você é contra essa tradução?” Meu caro, quem sou eu para ser contra? Neste post só falo da minha decepção com este texto que foi tão indicado e tão propagado.
Assim, talvez ela dê uma ajuda para interpretar alguns textos de difícil entendimento. Ao menos ela te dará uma interpretação sobre esse texto. Mas esta interpretação ela estará correta? Hum... não sei, nestes dois exemplos ela não foi feliz, pode ser que em outro texto ela faça uma interpretação de maneira adequada. Melhor você comparar com as outras traduções pra ver se o sentido está muito distante. E cristianismo se vive em comunidade, por isso compartilhe com os outros irmãos o que pensa de determinado texto, troque idéias, assim um ajuda o outro.
No mais, “Examinem tudo, fiquem com o que é bom”. (1ª Tessalonicenses 05:21).
Abraços!

Uma opinião do Rev. Walter McAlister (acrescimo ao post em 20/06/2012)

2 comentários:

  1. meu q' buuuurro velho kkkkkk'
    o caminho do Salmo 23 é o caminho estreiro, é o caminho certo mais tem armadilhas como a morte e tal
    isso vc' ve nso evangelhos' Dããã
    ee' o Salmos 1 fal sobre uma vida feliz', ele num fala da vida infeliz e sim da vida feliz é por isso q' Peterson começa assim, como Deus deve gostar de vc', q' num faz isso, isso e isso mais faz isso, isso e aquilo outro
    um conselho filhãão, olha o contexto BURRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei um pouco antes de permitir a publicação desse comentário, talvez se pensasse mais não teria feito, mas fica esta permissão como um compromisso com a "liberdade e expressão". rsrs
      Meu caro, não sei quem é vc e pq se motivou a ser tão ríspido em seu comentário. Contudo, não sei de onde você tirou que este "vale da sombra a morte" do Salmo 23 corresponde ao caminho estreito dito por Jesus em Mateus 7,14. Não vejo absolutamente nenhuma correlação, a não ser que lance não de uma hermenêutica bem desonesta. Peço o que me pediu, olhe o contexto e veja a maneira como os verbos são flexionados (se puder confirmar no original Hebraico melhor!).
      Tua observação sobre o Salmo 1, desculpa, mas não vou nem trabalhar nela, pois tá incipiente demais.
      No mais, desejo que a PAZ de Cristo seja derramada no teu coração que me parece um tanto quanto perturbado, haja visto a tua maneira de se conduzir. Se quer enveredar pela discussão bíblica é interessante que procure ter melhor discernimento para sua Apologética e buscar ter o caráter moldado/transformado pelo Espirito Santo.
      PAZ DO SENHOR!

      Excluir