15/05/2012

ORGULHO DOS "INFERNOS"


            Achei interessante uma reação ao post “O"LADRÃO", O "BISPO", O "MISSIONÁRIO" E O"APÓSTOLO"”. Foi de uma pessoa que demonstrou grande espanto ao constatar que o “ladrão” de João 10:10 não era o “Diabo”, mas falsos messias e profetas que vieram antes de Cristo pela simples leitura dos versos anteriores. Ela escreveu: “Nossa! Sempre pensei que fosse o Diabo lá, o Pr. Xxxxxxxxx sempre falou isso o Pr. Xxxxxxxx também...”
            Bom, não é que seja daqueles que dizem que é perda de tempo falar sobre o Diabo (também estou longe de achar que seja um ganho de tempo abordar o assunto, mas...). Acho muita, mas muita graça mesmo de pastores que perdem muito tempo falando nele. E dizem: “Ele age assim”; “Ele faz assim”; “Ele é assim”... É com tanta intimidade que falam dele e o descrevem que suspeito que estes pastores almocem a macarronada de Domingo com o Diabo!!! uhauhuhauha

            Mas falando sério agora, vou apresentar uma pequena série de textos que normalmente se atribui ao Diabo de maneira errônea. Isso acontece porque são interpretadas fora de seu contexto. E sabe como é que é, né? Texto fora de contexto serve só de pretexto.

            Para que não seja contraditório com o que disse nos parágrafos acima, onde disse achar que não seja ganho de tempo falar do assunto, vou trazer a aplicação que o texto tem pra nós hoje depois da interpretação, ok?

            Primeiramente, uma clássica: Livro do Profeta Ezequiel capítulo 28, versos do 01 até o 19.

Vamos lá, temos algumas coisas a considerar nesse texto:
1. É a palavra do Senhor (vrs 1) dita ao profeta. Uma coisa interessante sobre o estilo literário profético é que na grandessíssima maioria das vezes a “palavra do Senhor” (ou “oráculo de Iavé”) é dita pelo profeta em poesia. Então, entenda, há elementos poéticos neste texto;
2. Reis, governantes, autoridades da antiguidade eram retratadas como deuses, ou considerada como deuses. Lembram de Faraó ou, um mais recente, os “Cezares” Romanos?
3. O texto é claro é uma profecia e um canto de lamento contra o Governante/Rei de Tiro (vrs 2 e 12) não está se falando de Diabo. Se olharmos o contexto mais “de longe” podemos constatar que há profecias contra Amom, Moabe, Edom e Filistia no capítulo 25; contra Tiro nos capítulo 26, 27 e 28; contra Sidom no finalzinho do capítulo 28; Contra o Egito no capítulo 30.
4. Ou seja, o texto trata de um Rei que pela sua sabedoria enriqueceu (04), mas ficou orgulhoso pelo seu sucesso (05) que, na verdade foi alcançado também por negócios desonestos (18). Ou seja, foi alguém que viveu o Céu na Terra (daí a expressão do verso 13 “você estava no Éden”), mas deixou-se corromper e por isso Deus o castigou, pois, uma vez retirado de Sua proteção e vocação (16 monte de Deus = proteção divina / ser Rei = ser guardião do seu povo), o fez cair sendo dominado pelos seus inimigos (7-8). Observe que o verso 9 é bem enfático “mas tu é homem, e não deus”

            Bom, ficaria sem graça se parasse por aqui. Talvez você se pergunte: “Então o que tem de interessante nesse texto?” AH, o que tem é muito interessante! Vamos a aplicação...

            Por vezes Deus nos coloca em posições superiores e/ou de liderança e é muito importante que guardemos sempre uma postura humilde. Lembro do provérbio “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”. Isso pode ser na escola, no trabalho, até mesmo na igreja. Quantos pastores no início de seu ministério foram uma benção e depois se corrompem pelo crescimento atingido? Passam a achar que eles que construíram esse resultado (abandonam a dependência de Deus), passam a ser orgulhosos, se acham “donos da igreja” e passam a explorá-la... Que tristeza! Mas uma realidade que temos que nos policiar para que não sejamos assim, certo?
"Estes são meu cachorro, meu gato e meu ego." (no quadrinho)



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