12/08/2013

PROVAÇÃO E TENTAÇÃO

(Tiago 1,12-16)

1 BEM-AVENTURADO, COROA, AMOR A DEUS                
Por que é “bem-aventurado” ou “feliz” o que “suporta” a tentação?
                Porque lhe é dada a “Coroa da Vida”.
Ideia inspirada na coroa de louros que o atleta recebia nas olimpíadas gregas. “Os atletas correm por uma coroa perecível, nós por uma imperecível” (I Co 09:25)
E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho (imarcescível)”. (I Pe 5:4)
E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.” (2 Tm 4:8)
A mesma promessa é feita para a Igreja de Esmirna no Apocalipse (2:10 - LER).
1ª CONCLUSÃO A provação visa ao prêmio, por isso é bem-aventurança. Superar a prova (guardando os mandamentos de Deus) é prova de amor a Deus “aquele que  me ama, guarda os meus mandamentos” (João 14:21 e Dt 5:10)

2 DEUS NÃO TENTA

2.1 Deus não tenta pois não deseja o mal.

Observe a diferença entre esses dois textos: II Sm 24:1 (Deus) I Cr 21:1 (Satanás)
Em outra ocasião, o SENHOR ficou muito irado com o povo de Israel e levou Davi a prejudicá-los. Deus disse a Davi: - Vá e faça a contagem do povo de Israel e de Judá. 2 Então Davi deu a Joabe, o comandante do seu exército, a seguinte ordem: - Vá com os seus oficiais por todas as tribos de Israel, do Norte ao Sul do país, e faça a contagem do povo. Eu quero saber quantos somos.  3Mas Joabe respondeu ao rei: - Que o SENHOR, nosso Deus, faça o povo de Israel cem vezes mais numeroso do que é agora, e que o senhor viva para vê-lo fazer isso! Mas por que o senhor quer fazer essa contagem?
Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo.  2           Davi deu a Joabe e aos outros oficiais a seguinte ordem: - Vão por toda a terra de Israel, desde o Norte até o Sul, e façam a contagem do povo. Eu quero saber quantos somos.  3 Mas Joabe respondeu: - Que o SENHOR, nosso Deus, faça o povo de Israel cem vezes mais numeroso do que é agora! Ó rei, todos eles são seus servidores. Por que é que o senhor quer fazer isso e tornar culpada toda a nossa nação? 

Evolução da revelação fez com que o homem percebesse que a tentação não vem de Deus, mas de Satanás.

2.2 O pecado não vem de Deus, mas da liberdade humana quando opta pelo mal.

Assim, em Eclesiástico 15 :11 “Sobre a Liberdade humana: Não digas: "É o Senhor que me faz pecar", porque ele não faz aquilo que odeia. 12      Não digas: "É ele que me faz errar", porque ele não tem necessidade de um homem pecador. 13 O Senhor odeia toda espécie de abominação e nenhuma é amável para os que o temem 14 Desde o princípio ele criou o homem e o abandonou nas mãos de sua própria decisão. 15 Se quiseres, observarás os mandamentos: a fidelidade está no fazer a sua vontade. 16 Ele colocou diante de ti o fogo e a água; para o que quiseres estenderás a tua mão. 17 Diante dos homens está a vida e a morte, ser-te-á dado o que preferires. 18 É grande, pois, a sabedoria do Senhor, ele é todo-poderoso e vê tudo. 19 Seus olhos vêem os que o temem, ele conhece todas as obras do homem. 20 Não ordenou a ninguém ser ímpio, não deu a ninguém licença de pecar.

Salmos 7 “ 14 Vejam como os maus imaginam maldades. Eles planejam desgraças e vivem mentindo. 15 Armam armadilhas para pegarem os outros, mas eles mesmos caem nelas. 16 Assim eles são castigados pela sua própria maldade, são feridos pela sua própria violência.

Deve ser por isso que Jesus propõe umas alterações de interpretação da Lei no sermão do monte. Mateus 5
21 Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." 22 Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.
27 - Vocês ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." 28 Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.


2.3 Tentação, gerada pelo desejo se autossuficiência (poder, riquezas, prazeres), de egoísmo. Desejo que é contrário ao projeto de Deus, por isso gera morte. Por que gera a morte? Romanos 7: 5 “Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte. 13 Então será que o que é bom me levou à morte? É claro que não! Foi o pecado que fez isso. Pois o pecado, usando o que é bom, me trouxe a morte para que ficasse bem claro aquilo que o pecado realmente é. E assim, por meio do mandamento, o pecado se mostrou mais terrível ainda.”
I Co 15:56 “O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei.”
Rm 6:23 “O Salário do pecado é a morte”

3 ATENÇÃO A LINGUAGEM
3.1 Recuperação da imagem da criação do homem, feito do pó da terra, ele é frágil.
Deus sopra o fôlego da vida e não da morte;
Deus concede vida e não tentação;
Tudo o que Ele cria e gera é bom. “E viu Deus que era bom

3.2 Palavras no gênero feminino
“desejo” ou “concupicência”     => EPITHYMIA
“pecado”                                            => HAMÁRTIA
As duas palavras no grego são femininas, por isso a linguagem utilizada pelo autor parecer descrever a sedução de uma mulher sobre um homem.
Desejo – “seduz e arrasta” Quando o homem cede gera e concebe (dá a luz) ao pecado;
Pecado – “amadurece” e gera a morte.
Ezequiel 18:10 “- Imaginem também que esse homem tenha um filho que rouba, mata e faz coisas 11 que o pai nunca fez. Esse filho come a carne dos sacrifícios oferecidos em templos proibidos e seduz mulheres casadas. 12 Engana os pobres, rouba e fica com aquilo que lhe foi dado como garantia de empréstimo. Ele vai a templos pagãos, adora ídolos nojentos 13 e empresta dinheiro a juros altos. Será que ele vai viver? Não! Não vai! Ele fez todas essas coisas vergonhosas e morrerá por causa delas. Esse filho será culpado da sua própria morte.  14 - Agora, imaginem que, por sua vez, esse filho tenha um filho. Esse filho vê todos os pecados que o pai cometeu, mas não segue o seu exemplo. 15 Não adora os ídolos dos israelitas, nem come a carne dos sacrifícios oferecidos em templos proibidos. Não seduz mulheres casadas 16 e não explora, nem rouba ninguém. Ele devolve aquilo que lhe foi dado como garantia de empréstimo. Dá comida a quem tem fome e roupa a quem está nu. 17 Ele se recusa a fazer o mal e não empresta dinheiro a juros altos. Guarda as minhas leis e obedece aos meus mandamentos. Ele não morrerá por causa dos pecados do pai. É certo que viverá.  18 O pai dele enganou, e roubou, e só prejudicou os outros. Por isso, morreu por causa dos seus próprios pecados.  19 - Mas vocês perguntam: "Por que é que o filho não sofre por causa dos pecados do pai?” A resposta é esta: é porque o filho fez o que era correto e bom. Ele guardou as minhas leis, e as seguiu cuidadosamente, e por isso é certo que viverá.”


2ª CONCLUSÃO Pecar é uma decisão única e exclusivamente humana, é nossa. Enquanto estiver fora do nós, a tentação pode ser resistida, mas se ela encontra resposta no nosso coração ai está o pecado. ? Por isso Cristo venceu a tentação, porque Nele não havia pecado. ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário