17/06/2013

ÓPIO OU SAL

            O título deste é claro para quem é mais “ligado”. Estou lembrando da frase de Karl Marx “A religião é o ópio do povo” (referindo-se basicamente a religião cristã) e de Jesus de Nazaré que diz aos seus discípulos: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5,13).

Fonte da foto: site da "globo.com"
            Tivemos nos últimos dias espalhados por várias capitais e importantes cidades do Brasil, manifestações protestando contra o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus. Bom, os tais 20 centavos são apenas um chamariz para algo muito mais grave que ocorre no nosso país. Já são 33 bilhões gastos na Copa do Mundo, 26 nas Olimpíadas, inúmeros bilhões na corrupção via “mensalão” e afins. Isso contrastando com um salário mínimo de pífios R$ 678,00, uma saúde pública doente, uma justiça lenta e a favor dos opressores do povo.

            Vou falar ao povo cristão. Sim, porque não é raro escutar de um cristão dizer “este mundo vai de mal a pior” ou “nós não devemos nos envolver com isso, afinal ‘não somos desse mundo’ nossa pátria é no céu”. E citam 1 João 5,19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” ou João 15:19 “Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.”

            Bom, estamos na velha história de texto que fora de contexto serve de um bom pretexto. E falas como estas corroboram com o que Karl Marx disse a respeito da religião e vão totalmente contra ao que pregou Jesus de Nazaré.

            Recordo de Jesus quando ele entra numa sinagoga em Nazaré (narrativa em Lucas 04,16-21) e lê um texto de Isaias 61,01-02 e, com isto, ele claramente se põe em linha com o trabalho dos profetas de Israel do Primeiro Testamento. Lembremos que a atividade do profeta é denunciar o pecado do povo ou das autoridades do povo, anunciando as consequências que isso acarreta. Profeta não é um adivinho, o futuro que ele anuncia é consequência lógica do não cumprimento da Lei de Deus. A Lei de Deus se fosse levada a sério, fortaleceria o povo, mas, sendo ignorada este comportamento geraria opressão entre o povo, logo ele ficaria enfraquecido.

            E vejam uma amostra de quais são os pecados que os profetas denunciam:

            Miquéias denuncia a opressão (02,08-09) e os opressores (07,03-04)
            Oséias vai denunciar as alianças com nações que provocam dependência, exploração econômica e opressão (07:08-12 e 12:09)
            Jeremias evoca o Ano do Jubileu* (34:08-18 nos versos 16-18 ressalta a infidelidade dos israelitas). O Ano do Jubileu (ou ano da "bondade do Senhor" ou da "graça do Senhor") era um dispositivo para que não houvesse pobres no meio do povo bem como para a promoção da justiça e bem-estar social.

            O Reino de Deus que é anunciado por Jesus é Reino onde a justiça, a fraternidade e o amor ao próximo são princípios e valores primazes, logo seus súditos devem lutar por estas causas. Sim, apesar do Reino de Deus ainda não ser pleno, ele já está entre nós (Lucas 17,21). Ele já está na Igreja, nos discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré que levam adiante estes valores. Os valores do mundo são a injustiça, a opressão, a corrupção, o enriquecimento ilícito, dentre outras mazelas (e, por isso não devemos nos enquadrar/pertencer ao sistema opressor deste mundo). A Igreja deve fazer o seu papel de profeta e denunciar todos esses pecados. Quando a Igreja se recusa a se envolver na causa da justiça deixa de cumprir seu papel de ser luz e sal e então é merecidamente pisada pelos homens. 

_________________________
* Mais sobre o Ano do Jubileu no post: "A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO E A MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA" no tópico "IV – Êxodo, a História continua"

  • Mais sobre o assunto no post: "SINAIS DO REINO (2/4) - NOSSA MISSÃO" 
  • Texto de um professor meu de seminário e pós-graduação, Fabio Py, que esteve nas manifestações realizadas na cidade de Niterói/RJ: "Horrorizai-vos porque estamos nas ruas!"
  • Vídeo (em inglês) de divulgação dos fatos que estão ocorrendo no Brasil a fim de que todo mundo saiba do que está acontecendo verdadeiramente aqui: #ChangeBrazil  (< LINK com áudio em inglês e legenda em português. Vídeo abaixo com áudio e legendas em inglês.


Compartilhe esta informação, seja profeta - DENUNCIE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário