28/03/2013

SOBREVIVENDO AO DESERTO DA VIDA

    
Essa passagem bíblica conclui num paralelo entre Israel e a Igreja. Por meio de Paulo, o Senhor está lembrando a caminhada do povo pelo deserto, fazendo ao mesmo tempo uma comparação com os crentes hoje em sua jornada pelo deserto da vida.
            Quem vai se aventurar na vida com montanhas altíssimas, por vales, por florestas, precisa de um kit de sobrevivência.
            A mesma coisa somos nós que estamos um deserto até chegar na Canaã prometida de Deus.
            Então, para que você não morra no deserto, se perca, se você deseja sobreviver no deserto da vida, você precisa em 1º lugar:

i)       A “bússola” (direção) de Deus – Ex 13; 21-22
            Por ocasião da caminhada do povo de Israel do Egito até Canaã o relato bíblico nos conta que uma nuvem cobria o povo durante o dia protegendo-os do Sol escaldante do deserto; e uma coluna de fogo os cobria a noite iluminando o caminho e aquecendo o povo. Sim, aquecendo porque à noite a temperatura no deserto pode chegar a 0º ou até abaixo de zero, enquanto durante o dia chega-se a 50º ou mais um pouco.
            Além de proteger essa nuvem e essa coluna de fogo também era o guia do povo para que ele fosse guiado pelo caminho certo. É sabido que os ventos mudam repentinamente a paisagem de um deserto, logo essa nuvem e essa coluna davam a direção correta para que o povo não se perdesse.
            Assim também deve ser a nossa vida guiada por Deus, pois de uma coisa podemos estar certo que a Sua presença é reconfortante a ponto do salmista declarar “Quão amáveis são os teus tabernáculos” (Sl 84:1) e a Sua vontade, como nos ensina o Apóstolo Paulo é “boa, perfeita e agradável” (Rm 12:2)
            O segundo elemento do kit de sobrevivência no deserto é...

ii)     A água – Ex 15: 22-26
            Neste texto vemos Deus providenciando água potável ao povo que estava com sede. A água é importante para a vida de todos os organismos, pois desempenha diversas funções essenciais: transporta substâncias indispensáveis à vida, mantém as células com o tamanho e forma adequada, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc); regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. É por isto que se diz que a água é indispensável.
            O homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média 4 dias) por falta de água no seu organismo. 
Lembro do filme 127 horas que conta a História verídica de Aron Ralston lutou para salvar a própria vida após um acidente. Em maio de 2003, Aron (vivido por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão. No filme nós vemos ele racionalizar a água o quanto pôde e depois quando jaó não tinha água para beber ele recorre a sua própria urina, tal foi o seu desespero na luta pela sobrevivência!

            A Palavra de Deus nos conta que há alguém que nos pode dar uma água especial (água viva) que, uma vez que bebamos dela nunca mais sentiremos sede (Jo 4:14 “mas aquele que beber da água que eu lhe der nuncaterá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de águaque jorre para a vida eterna.”).        Jesus pode nos dar essa água que, em Jo 7:38-39, o evangelista nos revela se tratar do Espírito Santo (“38 Quem creem mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sidoglorificado”)que habita no coração do crente derramando o consolo necessário para se sobreviver a sequidão dessa vida.
Por isso a água é tão importante. O terceiro item do kit é...

iii)   A comida – Ex 16: 1-5;11-20
      Aqui vemos Deus alimentando o seu povo com pão e carne.
Dados afirmam existem mais de 100 milhões de pessoas que não tem onde morar, acarretando também o problema da fome, eles vivem na pobreza, sem água potável e famílias com crianças desnutridas, 12,6 milhões de crianças com menos de 5 anos, morrem por causa da fome.  Para que possamos progredir rumo a soluções duráveis para o problema da fome e da subnutrição no mundo, é indispensável compreender a natureza ética da questão.

Há um apelo muito forte de Jesus nesse sentido, vemos isso no milagre da multiplicação dos pães para alimentar uma multidão em contraposição à intenção dos discípulos para dispensá-la, pois não tinham, a seu ver, como alimentar toda aquela gente.
Na comunidade dos primeiros cristãos, como nos relata Atos cap. 2, não havia ninguém que necessitasse de coisa alguma, pois a partilha era algo difundido entre eles.
E há um alimento que impulsiona o homem a ter essas atitudes, e esse alimento é a Palavra de Deus. Jesus disse certa ocasião que “nem só de pão viverá o homem, mas detoda a palavra de Deus.” (Lc 4:4) e Ele mesmo se identifica como o pão da vida (Jo6:48).

Por fim, o que isso poderia ter haver com a Páscoa? É a passagem de uma condição para a outra. Meu caro e minha cara, aqui estamos sempre de passagem e, para realizar essa passagem, você precisa:
Ø      da direção de Deus, pela palavra;
Ø      da água, do refrigério que só Jesus pode dar
Ø      e da comida que carregamos sempre em nossas mãos

Boa viagem!

27/03/2013

NO PODER DO TEU NOME



            Quando recebi esse tema da Coordenação do Acampamento muitas coisas me passaram pela cabeça, nos grandes feitos realizados pela instrumentalidade dos homens de Deus no Antigo Testamento que, invocando o nome de IHWH, realizaram feitos magníficos.

            Mas o que na verdade me tomou a mente foi uma expressão que ouvimos constantemente em todos os cultos, de todas as igrejas cristãs: “em nome de Jesus amém”.

            Nós assim finalizamos as nossas preces, pois sabemos que neste nome há poder. Vemos isso quando:
  • Na sua carta a Igreja de Filipos, Paulo, depois de falar sobre a humildade de Jesus de sendo Deus se fazer um de nós e ser obediente à Deus até a morte e morte de Cruz ele diz: Filipenses 2: “9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
  • Quando lemos textos do próprio Evangelho temos a orientação do próprio Cristo de que diz: (João 14) “13 E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”

            Porém, cabe ressaltar que não estamos aqui falando de magia. O que é magia? Dicionário Michaelis: “2 Ciência e arte em que se pretende empregar conscientemente poderes invisíveis para obter efeitos visíveis. 4 Conjunto de práticas ocultas, por meio das quais (sobretudo nas sociedades primitivas) se pretende atuar sobre a natureza.” Ou seja, é quando eu faço, digo alguma coisa aqui que vai atuar no mundo sobrenatural  de modo que a realidade daqui mudará ao meu favor.

            Por muitos Cristãos a oração tem quase esse sentido, porque acham que finalizando a sua oratória com um “em nome de Jesus, Amém!” garantem o atendimento dos seus “desejos”, tal como um “simsimsalabim”; “abracadabra”; para os amantes de Monteiro Lobato “pirlimpimpim”...

            Mas a orientação que temos é que as orações sejam feitas “em nome de Jesus”. Ora se eu te peço que você faça algo em meu nome, é porque eu quero que você realize algo no meu interesse, certo? É por isso que muitos se encaixam naquelas palavras de Tiago 4,3 “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”.

            Quais são os interesses do mestre? Essa é a pergunta que nós devemos fazer quando oramos, porque será que quando pedimos estamos refletindo somente a nossa vontade?

            Ao pedir temos que pensar no Reino de Deus. Sim, “venha a nós o teu Reino” – essa é a orientação do Mestre ao ensinar os seus discípulos a orar. Jesus disse (já lemos): “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho” Se não for para a Glória de Deus, de acordo com sua vontade, essa oração não será algo feito em nome de Jesus, mas em seu próprio nome, manifestando a sua própria vontade.

            O que vamos tratar hoje aqui é analisar em quais situações a expressão “em meu nome” ou “em nome do Senhor” aparecem pra conhecer um pouco da vontade de Deus para nossas vidas.
            A primeira coisa que vejo é...

I – DEUS QUER CONVIVER CONOSCO

            Isso fica claro pra mim na passagem em que Cristo volta aos seus discípulos e declara: Mateus 18:20 “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". 
            É algo típico do nosso Deus – a vontade de se relacionar de estar presente com a sua criação. Isso vemos desde da narrativa da criação (Deus falando com Adão e Eva) a promessa de Jesus: Mateus 28,20 “...E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos"
            A segunda coisa é que o poder que há no nome de Jesus se     manifestará...

II – PARA MUDAR REALIDADES CONFLITANTES COM A PROPOSTA DO REINO DE DEUS

            Restabelecendo dignidade ao homem marginalizado.
            Isto eu percebo nos milagres. Eu quero falar para vocês que eu acredito em milagres, nunca presenciei um do tipo fazer aleijado andar cego ver, mas quando eu leio as passagens que relatam os milagres eu percebo mudança de realidade.
            Quando leio que Pedro virou-se para um coxo que ficava à porta do templo esmolando (Atos 3,6) "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande".  Eu vejo a dignidade de um homem sendo restabelecida. Um homem que no seu tempo vivia completamente à margem da sociedade, considerado inútil – agora um homem dotado de todas as suas capacidades de desempenhar uma atividade social.
            Isso não é o que vemos no trabalho da Cristolândia? Homem e mulheres tendo sua dignidade restabelecida, sendo novamente úteis à sociedade? Isso não é milagre?

            Cuidando de quem não pode cuidar de si mesmo.
            Aqui eu ressalto o cuidado que Cristo teve com as crianças. Mateus, Marcos e Lucas narram um encontro de Jesus com as crianças, e neste encontro Jesus de Nazaré diz aos seus discípulos:
  • Mateus 18:5"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.”
  • Marcos 9:37 "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou". 
  • Lucas 9:48 Então lhes disse: "Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior".
           
            Hoje temos o “ECA” (Estatuto da Criança e do Adolescente), mas as crianças naquela época era bom ter, mas nem tanto criar porque não eram ainda força de trabalho. Tinham-se muitos filhos, porque filhos representavam maior força de trabalho na família. Mas Jesus ele se preocupa com essa fase de ser criança se preocupa em cuidar de quem não pode cuidar de si mesmo.

            Nestas coisas vemos realidades sendo mudadas em nome de Jesus, mas também o seu nome tem poder...

            A partir de nós mesmos...
            Colossenses 3:17 “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Que as nossas palavras, ações e atitudes sejam motivo de alegria diante de nosso Deus!
            Outra coisa que também obtemos no poder do nome de Jesus...
           
III – NOSSA ALEGRIA

            Quando Jesus fala aos seus discípulos que ele haveria de morrer ele diz que: João 16,23 “Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. 24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”. Neste momento os discípulos não contariam mais com a presença física do mestre, mas o Espírito Santo estaria com eles fazendo com que se lembrassem de tudo que aprenderam, e no serviço os discípulos encontrariam a alegria verdadeira.

            Não uma alegria efêmera (passageira) como a do Carnaval que, como muito bem retrata Chico Buarque numa de suas músicas que diz: “E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz. Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval”.

            Paulo aos Efésios recomenda: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Efésios 5:18-20

            Na vida cristã há uma mescla de situações, mas apesar de tudo de ruim que possamos viver tem algo que nos traz alívio, paz e alegria. O texto que mais expressa esse sentimento é o do Profeta Habacuque que diz (Habacuque 3:17-18) "Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas,não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18 ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação."

CONCLUSÃO
            A minha oração, então, para os irmãos, é que vocês tomem posse desse poder que há no nome de Jesus para que os irmãos possam
  1. Desfrutar de um relacionamento íntimo com Deus;
  2. Mudar a realidade que o cerca a partir de você, mas também mudando realidades daqueles que estão a margem da sociedade e que não podem cuidar de si mesmo;
  3. Desfrutem da alegria que só o Senhor pode dar.

AMÉM!

João 10,10

Navegando pela internet achei esse vídeo do Pr Ed René Kivitz numa crítica a estes líderes que se utilizam de maneira torcida da Palavra de Deus para roubar, matar e destruir. Vale a pena ver:


Vídeo mencionado pelo Pr. Ed: A "unção" dos R$ 900,00 Uma grande tristeza!

26/03/2013

MEME - LIVRO SEM PALAVRAS

Quem que quando criança ia a uma igreja evangélica não lembra desse cântico???


Para quem não lembra da musiquinha segue...



QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA

Mensagem entregue a CB Nova Esperança em 24 de Abril de 2013.

Estamos para fazermos nossa meditação hoje, diante de dois textos. O último é Paulo falando aos atenienses e, por hora, vamos deixar ele um pouquinho de lado e vamos ver o primeiro texto que é de Jesus, falando a multidão a beira do mar. Ele acabou de contar e explicar a parábola do semeador e, depois disso, conta a parábola da candeia. Mas nem é sobre esta parábola que eu quero chamar atenção, mas é para a expressão “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. Que é uma expressão que vez ou outra nós lemos na Bíblia e gostaria de fazer algumas considerações em cima dessa expressão. A primeira é...

I – OUVIR O QUÊ?
Mas, para saber distinguir a voz do bom pastor é necessário estar perto – relacionamento, então...

II – COMO DISTINGUIR?
Por outras pessoas – exortação. E uma terceira coisa acerca do ouvir que queria falar com vocês hoje é...

III – ESCUTAR COM ATENÇÃO
No texto vemos a orientação: “Atendei ao que ides ouvir” (v 24). Três recomendações:
A) Não ouvir por ouvir, ouvir pois tem o hábito de ir à Igreja e tá lá... ouvindo...
B) Não ouvir para os outros. O texto nos diz “Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada.” (v 24) Isto quer dizer que a verdade volta para você! Em Atos 17,30 diz que “Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam,” quando você ouve, meu caro, passa-se do tempo da ignorância!
Mas nós dizemos “Que mensagem maravilhosa para fulano!” / “Olha, você precisava estar no culto a mensagem foi para você”. É necessário tentar compreender o que ouvem e aplicar. Aquele que pratica o que ouve cresce. O que não dá ouvido e não pratica se atrofia. O processo pelo qual você passará só depende de você.
C) Não ouça para acumular conhecimento. Somos responsáveis sobre aquilo que temos tomado conhecimento, pelo que aprendemos e vamos dar conta disso à Deus. Nós temos um “IDE” a missão para compartilhar o que sabemos. Não precisamos acumular “gordura espiritual”, afinal a porta é estreita, certo? Rsrs
E a última coisa que queria falar para vocês é que...

IV – SÃO POUCOS QUE TEM OUVIDOS PARA OUVIR E CRER
Vamos pensar no segundo texto que lemos de Paulo em Atenas. Vemos no texto que temos 3 tipos de ouvintes:
- Zombadores;
- Procrastinadores (acham tudo maravilhoso, mas deixam qualquer decisão ou comprometimento para depois);
- Os que creem (v 34), por isso não desanimem em comunicar as verdades do Reino de Deus, pois sempre encontraremos estes que crerão!

POR FIM, quero deixar mais algumas perguntas para você. E pra isso pergunto: Você tem ouvidos para ouvir? Ouvir e crer? Você tem procurado estar perto do pastor, escutar a sua voz, como tem se comportado ante ao que escuta?
Deus nos abençoe e que tenhamos sempre ouvidos para ouvir e crer.

25/03/2013

AS LÁGRIMAS DE JESUS

Mensagem entregue a Congregação Batista Nova Esperança em 24 de Abril de 2013.

     O riso e as lágrimas, assim como a alegria e a tristeza, são elementos da emoção.  Jesus como homem sentiu emoções muito fortes e fico imaginando como essas emoções fora vividas!
A Bíblia registra três ocasiões em que Jesus tomado de grande tristeza derramou lágrimas e, em todas elas podemos tirar lições preciosas para nós.

A primeira que vamos ver são LÁGRIMAS DE SOLIDARIEDADE na morte de Lázaro (João 11, 20-21; 31-35)
Jesus mostra na prática, aquilo que anos mais tarde o autor da Carta aos Romanos diz em 12. 15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.”. Solidariedade, isto é algo não raro, embora seja tão necessário em nossa sociedade, lembro-me de Paulo falando aos colossenses (Cl 3,13) que dessem sempre o suporte (apoio) uns para os outros. E quanto aqueles que discursam bem sobre o cristianismo fica as palavras de João em sua primeira carta que diz que: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão". 1 João 4:20-21

A segunda vez que que vemos Jesus derramando lágrimas observamos que são LÁGRIMAS DE TRISTEZA PELA IGNORÂNCIA DE HOMENS E MULHERES por ocasião da sua entrada em Jerusalém.
O Evangelista registra: Lucas 19. 41 “Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela”.  Jesus, naquele momento, por também ser profeta, estava contemplando dois quadros bastante contrastantes:
OBS: Trad.: JFA ARA

Trinta e sete anos depois (70 dC)  Tito comandante do exército romano, ocupando o lugar-tenente do seu pai, sitiou Jerusalém destruindo-a totalmente com muito sangue derramado.
Os habitantes de Jerusalém não conheceram como muitos hoje também não conhecem Aquele que pode trazer a verdadeira e eterna paz. Qual tem sido o seu sentimento em relação aqueles que ainda ignoram a realidade da Salvação em Cristo Jesus? Qual tem sido o seu engajamento, o seu comprometimento na proclamação das boas novas do Reino de Deus?
Ah! E você que tem a oportunidade hoje de obter a sua salvação em Jesus e se pudesse contemplar o seu futuro sem cristo, você com certeza apressadamente o receberia.


E agora temos o último momento em que se registra Jesus chorando e percebemos aqui LÁGRIMAS DE SOFRIMENTO PESSOAL derramadas  no Getsemani (Lucas 22, 39-44).
O cálice que Jesus estava se referindo era o seu sofrimento físico e moral, o seu corpo que seria pendurado no madeiro como outros dois malditos criminosos. Talvez você esteja pensando: "Ok, mas não li, neste texto, que Jesus tenha chorado!" Quem nos conta isso é o escritor aos Hebreus 5. 7-8  diz: 7 Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. (perceba que esse ser ouvido não implicou em ele ser livrado da morte, mas se refere aparição do anjo que veio para o consolar) 8 Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;  .
Meus caros, nem sempre é possível deixarmos de beber o cálice que estamos bebendo, mas temos um Deus que nos sustenta e se angustia junto conosco nas nossas aflições (“Em todas as suas agruras, não foi mensageiro ou anjo, mas a própria face que os salvou. No seu amor e na sua misericórdia, ele mesmo os resgatou: ergue-os e carregou-os durante todo o tempo passado.” Isaias 63:09 trad.BJ), Ele nos dá a força e a fé para passarmos pelo cálice com o seu conforto. Nossas orações, nem sempre são atendidas como queremos, mas são ouvidas e atendidas conforme Deus quer. Cabe a nós termos a certeza que nos dá segurança que Sua vontade, você pode estar certo disto, ela é boa, perfeita e agradável.

Por fim, meus caros, Jesus, durante o seu ministério público sempre se colocou solidário com o sofrimento das pessoas. Encontramos na bíblia três registros  em que Jesus com grande compaixão ressuscitou pessoas:

Já vimos: (João 11: 1-44) Seu amigo Lázaro, irmão de Marta e Maria
(Lucas 7. 11-15) O  filho único de uma viúva na cidade de Naim (cidade que ficava a 10 Km. de Nazaré), no v. 13  lemos: Vendo-a, o Senhor sentiu grande compaixão por ele por ela e lhe disse: Não chores, ARA
(Lucas 8. 49-56) Uma menina, filha de Jairo (um chefe da sinagoga), no v. 52 lemos:  Todos choravam e a pranteavam. Ele disse: Não choreis. Ela não está morta, mas dorme”. ARA

          Todas essas pessoas que foram ressuscitadas voltaram a morrer, mas quando Jesus voltar para buscar a sua amada igreja, diz a Bíblia que os mortos serão ressuscitados com um novo corpo e viverão eternamente e os que estiverem vivos terão os seus corpos transformados e também viverão eternamente com Cristo.  A respeito desse lugar chamado Céu a Bíblia diz: Apocalipse 21. 4 “Ele (DEUS) enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.  Todos os sofrimentos farão parte de um passado que nem será lembrado.
          E você, já recebeu Jesus como seu único e suficiente salvador, já faz parte da amada igreja de Cristo, você pode fazer parte hoje. Você quer receber hoje o Senhor e salvador Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador?

16/03/2013

1000 DESCULPAS DAMOS, MAS O SENHOR NÃO AS ACEITA – PARTE II


Mensagem entregua a CB Nova Esperança em 03/03/2013.

(Êxodo 3,2-17)
2 Então o Senhor lhe perguntou: "Que é isso em sua mão? " "Uma vara", respondeu ele. 3 Disse o Senhor: "Jogue-a ao chão". Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela, 4 mas o Senhor lhe disse: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão. 5 E disse o Senhor: "Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você". 6 Disse-lhe mais o Senhor: "Coloque a mão no peito". Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa; parecia neve. 7 Ordenou-lhe depois: "Agora, coloque de novo a mão no peito". Moisés tornou a pôr a mão no peito e, quando a tirou, ela estava novamente como o restante da sua pele. 8 Prosseguiu o Senhor: "Se eles não acreditarem em você nem derem atenção ao primeiro sinal miraculoso, acreditarão no segundo. 9 E se ainda assim não acreditarem nestes dois sinais nem lhe derem ouvidos, tire um pouco de água do Nilo e derrame-a em terra seca. Quando você derramar essa água em terra seca ela se transformará em sangue". 10 Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! " 11 Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer".
13 Respondeu-lhe, porém, Moisés: "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa". 14 Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: "Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo. 15 Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer.
16 Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo. 17 E leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais miraculosos". Êxodo 4:2-17

Como vimos na primeira parte desse assunto, desculpas são fugas daquilo que Deus colocou em nossas mãos para fazer. Somos “craques” em dar Justificativas que, na verdade, não passam de desculpas. Quando nós somos desafiados ao trabalho na casa do Senhor, são inúmeras as questões que levantamos para justificar a nossa posição de comodidade e inoperância.
Mas tenho algo a reforçar contigo:  Deus não aceita desculpas!
Quando Ele chama, Ele capacita e Ele dá condições para realização. No domingo passado vimos três desculpas e para cada uma delas uma resposta de Deus:
Eu não sou capaz... X Eu estarei com você (3,12)
Eu não sei o que falar... X Assim dirás
Não vão acreditar em mim X Se colocar a disposição de Deus e ser “vara de Deus” deixando-se usar pelo Espírito Santo (4,20)

Mas nós somos criativos, e podemos dizer diante do chamado de Deus apresentamos outras desculpas como...
  
EU TENHO DEFEITOS
            Isso que Moisés também apresenta como desculpa ao dizer: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!" Êxodo 4:10. Desculpa do tipo: "Eu não sei pregar como aquele irmão, (ou) cantar como aquela irmã, (ou) sou tímido, (ou) eu não tenho aquele ou este dom. Eu tenho limitações, (ou) sou velho, (ou) sou novo, (ou) sou mudo, (ou) sou cego, (ou) tenho dificuldades de locomoção!"
            Deus está no controle de tudo, Ele é criador e sustentador de todas as coisas. Amém? Se você respondeu “amém” a afirmação anterior, porque se opor com esse tipo de desculpa quando chamado por Deus? “11 Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer".” Êxodo 4:11-12 Sim, a capacitação vem do Senhor!
E então, chegamos na última e penso que é a mais triste das desculpas que é...

MANDA OUTRO MELHOR
            Depois de ouvir todas as refutações e contra argumentações de Deus para cada umadas desculpas apresentadas, depois de ouvir todos os sinais, todas as promessas do Senhor; Moisés tem a coragem de dizer no vr 13 "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa" Êxodo 4:13.
            Em outras palavras, Moisés diz; “Não dá pra mim, escolhe outro”. Esse é o famoso Jogo do empurra-empurra” E sabe porque digo que é a desculpa mais triste? Porque demonstra falta de fé! Sim, como disse ele escutou todos os contra-argumentos de Deus, sinais e promessas e ele diz "manda outro"!? E é isso que quero perguntar a você será que te falta fé, tantas são as palavras ditas seja em orações, em cânticos e hinos, nas leituras, na Palavra... a nossa vida, nossas atitudes tem refletido o que escutamos e falamos?
Por fim, o que gostaria de dizer aos irmãos é uma coisa que parece óbvia, mas não podemos subestimar o óbvio nem o simples. E essa coisa é que...

ESSE CHAMADO É DE DEUS
            Sim, esse chamado não é meu, mas é de Deus. Medo, fuga, procrastinação (ficar enrolando) é normal. Faz parte da nossa natureza. Muitos deram desculpas à Deus ou fugiram: Isaias / Jeremias / Jonas / Paulo. Mas a voz de Deus para nós hoje ainda é Êxodo 4,12 e 17, “Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer" (...) “17 E leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais miraculosos".

Meu caro e minha cara lembro agora daquela música que diz "vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer". Vem, essa é a hora a sua hora é e já era desde que você foi chamado por Deus. Não deixe, não permita passar da hora. Seu tempo, seu momento é hoje, Deus quer te usar agora e pergunto: Qual o seu chamado? Qual o seu dom? Qual a sua resposta?