30/12/2012

A GRANDE VIRADA



Chegamos ao fim de mais um ano. Quanto ao tempo, é uma virada bastante celebrada. Trata-se de uma experiência nova para todos os (já) sete bilhões de habitantes do planeta. Mas, há uma virada muito mais importante que a virada de ano. É uma virada de ânimo, uma virada de situação, uma virada de atitude. É a descontinuação de uma experiência negativa, que empobrece e frustra. Essa virada acontece por meio de uma mudança radical, por vezes súbita, operada pela misericórdia de Deus, aguardada ou não. Segundo o Aurélio, virada é “a última etapa de uma competição, na qual o perdedor reage e passa a vencedor”.


Essa bem-aventurada mudança, de perdedor a vencedor, quase impossível, existe. E quero encorajá-lo a acreditar nela e a desejá-la ardentemente. São inúmeros os exemplo de “grandes viradas” que encontramos quando reviramos as páginas das Sagradas Escrituras.

Um dos mais notáveis exemplos de virada encontrados na Bíblia está no livro de Oséias. De repente, Deus troca o nome dos dois últimos filhos do profeta, de Lo-Ruhamah (Não-compadecida) para Ruhamah (Compadecida), de Lo-Ammi (Não-Meu-Povo) para Ammi (Meu-Povo). Os nomes hebraicos eram simbólicos e refletiam a situação histórica e religiosa de Israel: antes trágica e, a partir de agora, saudável (Os 1.1-11).

Outra virada notável que aparece nas Escrituras Sagradas é a virada de Jó: “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes” (Jó 42:10).

O Senhor Deus é Senhor da História! E, por ser o Senhor da história, é Deus quem provoca as grandes guinadas da vida. Nesse momento ocorrem as mudanças mais profundas e aliviadoras, de rumo e de situação. Algumas destas podem ser chamadas de conversão, porque promovem um relacionamento novo com Deus, uma reconciliação com o Criador. Foi o caso de Zaqueu (Lc 19.1-10), foi o caso de Saulo (At 9.1-30, futuramente Paulo).

Comece o novo ano com este alvo, com esta ambição, com esta esperança de experimentar uma profunda virada em sua vida. Exponha-se à sabedoria, ao amor e à providência de Deus. Deixe de ser um perdedor e torne-se um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário