01/04/2013

BENDITA CRUZ

Mensagem entregue a C Batista Nova Esperança em 30/03/2013 (Domingo de Páscoa, culto vespertino)

A Cruz era um instrumento de tortura para contenção de revoltas contra o Império romano e para punir criminosos que cometeram crimes atrozes. Era um instrumento criado para intimidar a todos que vissem esse espetáculo de dor e provocar a morte do condenado com imensa dor, depois de um tempo, havia a falência das funções corporais em virtude da dor. No caso particular de Jesus sua humilhação e seu sofrimento pré-crucificação (açoites, coroa de espinhos, o carregar da cruz) com certeza foram muito duros porque há relato de pessoas ficarem vivas na cruz em média 3-4 dias e houve que chegasse até 9 dias, Jesus não ficou nem um dia inteiro.
Esse foi o instrumento utilizado para matar Jesus, mas nós nos referimos a ele em músicas e hinos como “bendita cruz”. O que era instrumento de maldição, por nós é lembrado como algo bendito! Porque isso?
Nós nos referimos a cruz como bendita cruz, primeiramente porque a Cruz de Cristo...
I) NOS RECONCILIA COM DEUS
Em Cristo não havia pecado, mas Deus colocou sobre Cristo a culpa de nossas faltas para que agora, possamos ter livre acesso a Deus e nos reconciliarmos como o Criador.
Além disto, a cruz de Cristo...
II) NOS DÁ A VIDA
No grego há duas palavras para vida: Bios e Zoe em que Bios é a vida em nosso corpo e Zoe é a palavra usada para apontar vida, no sentido de vida eterna.
Quem crê na suficiência daquele sacrifício na cruz tem a Zoe de Deus, tem a vida eterna.
E mais a cruz de Cristo...
III) NOS POSSIBILITA FALAR COM DEUS SEM INTERMEDIÁRIOS
Também essa cruz...
IV) NOS UNE A CRISTO, TRANSFORMANDO A NOSSA VIDA
Esse instrumento para nós se tornou símbolo de obediência a Deus, de humildade, de amor, de altruísmo (preocupação com o próximo), se tornou o símbolo daqueles que seguem a Cristo, que devem continuar o seu trabalho em prol da implementação/realização histórica do Reino de Deus que deu-se início na pregação de Jesus de Nazaré, Reino que ele diz já estar entre nós.
Por último e não menos importante, essa cruz...
V) ALIMENTA-NOS A ESPERANÇA
Paulo iniciando a sua carta ao jovem pastor Timóteo diz: “Senhor Jesus Cristo, esperança nossa” (I Tm 1,1)
Isso porque essa história não termina numa Cruz, nem numa sepulcro porque temos a boa notícia que “Ele não está aqui porque já ressuscitou” Mateus 28,6 e sabemos que Ele foi o primeiro, mas que um dia nós com ele também iremos viver nos céus com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário