26/04/2012

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE



Este vídeo não tem legenda, mas as imagens falam muito mais e dão conta de deixar clara a mensagem. O que estamos fazendo?

Parece-me que gostamos muito da narrativa de Gênesis em que Deus fala ao casal "Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". (Gênesis 1:28) Mas nunca temos o zelo de lembrar de que a nossa missão na Terra, o nosso jardim, é "cuidar dele e cultivá-lo" (Gênesis 2:15). O que a falta de uma virada de página faz...


ANTES E DEPOIS DAS ELEIÇÕES

ANTES DA POSSE...

O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que 
não lutaremos contra a corrupção. 
Porque, se há algo certo para nós, é que 
a honestidade e a transparência são fundamentais. 
para alcançar os nossos ideais 
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que 
as máfias continuarão no governo, como sempre. 
Asseguramos sem dúvida que 
a justiça social será o alvo da nossa ação. 
Apesar disso, há idiotas que imaginam que 
se possa governar com as manchas da velha política. 
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que 
se termine com os marajás e as negociatas. 
Não permitiremos de nenhum modo que 
as nossas crianças morram de fome. 
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que 
os recursos econômicos do país se esgotem. 
Exerceremos o poder até que 
Compreendam que 
Somos a nova política. 


DEPOIS DA POSSE 

(LEIA AGORA O MESMO TEXTO DE BAIXO PRA CIMA, LINHA A LINHA)

JÁ OROU? MAS, DE VERDADE? VÁ PARA O QUARTO!

OBS: Essa foi uma pastoral que escrevi publicada em 08/Jan/2012 no boletim semanal da Primeira Igreja Batista em Vila da Penha.


Já orou? Mas, de verdade? Vá para o quarto.


“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7


Imagino que você já deve ter refletido, pensado, planejado, projetado sobre tudo para este novo ano. Sua agenda talvez já esteja repleta de anotações para realizações que deseja para 2012.
Lembro-me quando cursava a faculdade de Administração e me ensinavam que se deve sempre Planejar, Organizar, Executar/Liderar e Controlar. Isto é muito bom para dar uma direção, mas, de fato, pergunte a si mesmo ou a alguém mais velho se a vida que ele está levando hoje é a que ele imaginava ou planejava levar quando tinha seus 18, 25 anos,ou se viveu o que planejou no primeiro dia do ano passado. Invariavelmente a resposta será não, pode ter sido melhor ou pior, mas, com certeza, diferente.
Quem, na palavra de Deus, planejou sua vida e a viveu tal como planejou? O que sempre vemos são homens e mulheres vivendo suas vidas e, em um determinado momento, o chamado de Deus acontece, em geral, causando muito desconforto aos chamados. Daí o “sou pesado de língua” (Moisés); “sou homem de impuros lábios e vivo no meio de um povo de lábios impuros” (Isaias); “sou muito menino” (Jeremias), entre outras desculpas.
Sabe o melhor que se há de fazer? Orar! Mas não aquela oração de 1 ou 2 minutinhos, não. Nada de algo superficial, mecânico ou coisa semelhante. Faça uma “orante caminhada” em algum lugar tranqüilo como Jardim Botânico, ou alguma parte de nossa orla ou, ainda melhor, “à moda” de Jesus – “vá para seu quarto, feche a porta e ore a teu Pai, que está em secreto” (Mt 6:6). Tenha um momento de buscar a Deus – uma “hora da verdade”. Esse será o seu momento decisivo.
Sobre os seus projetos e a sua meta tenho que falar algumas coisas:
Primeiro, é que os locais de suas tomadas de decisão – sua mente e coração, não são certos e precisos, mas enganosos (Jr 17:9). Por isso, vá e derrame diante de Deus todas as suas questões e “pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” e “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes”; clame de verdade a Deus: “sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23-24).
         Outra coisa, é comum escutarmos a seguinte afirmação: “Neste ano EU vou fazer isso, aquilo” mas, meu caro(a), a vida não depende só de você, do seu engajamento. Talvez dependa, num segundo passo, do responder à vida e àquilo que é posto diante de você, responsavelmente. O profeta Jeremias diz que “a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos” (10:23). Faça uma pausa nesta leitura e leia Pv. 16:1-9. Sim, até mesmo tanto o querer como o realizar quem efetua é Deus (Fl 2:13).
Por isso, vá para o quarto, vá orar, vá ter este momento com Deus – ainda há tempo - diga a Ele tudo que vai no seu coração, todos os seus desejos, vontades... mas peça sensibilidade para entender a vontade dEle para você neste ano de 2012. E, mesmo que você tenha que fazer uma bolinha de papel dos planos que você já estabeleceu para, então, fazer a vontade de Deus, não se preocupe, pois a vontade de Deus é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL e fique em PAZ – aquela, que excede todo o entendimento!  
♫ "Deixa o Salvador, com o seu amor, te ajudar, te guiar" 
Sem. Pedro Barbuto

É BOM CALAR AS VEZES


Dias em que eu preciso de uma espécie de fórceps linguístico para comunicar algo, são dias que, na verdade, o que eu preciso é de ouvir.



  
"O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua." Provérbios 18:13

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 25:11




Fórceps = instrumento usado utilizado na medicina obstetrícia para auxiliar a retirada de um feto por alguma razão em que a contração natural não é suficiente 
Estultícia = burrice
Salva = Bandeja

FRASES

Cristianismo sem comunidade pode ser até somente uma filosofia de vida. No projeto de Deus, a vida comunitária é fundamental!

O BOM PRÓXIMO, SEMELHANTE, VIZINHO, AMIGO, SAMARITANO

Mensagem dada por ocasião da Jornada de Oração promovida pela Mulheres Cristãs em Ação em parceria com o Ministério de Intercessão da Primeira Igreja Batista em Vila da Penha. 

 
(Link para assistir no YouTube)

Depois devo editar este Post e pôr aqui o esboço, blz?

LIVRO DE JÓ - DEUS QUE SE RELACIONA

Esse vídeo eu fiz em resposta a uma dúvida colocada por um amigo a respeito do Livro de Jó... Como ia ter que escrever muito, foi por vídeo. Ah, até que ficou legalzinho... rsrs


IGNORÂNCIA RACIONAL

A sacralização da ciência nos levou a alienação de nós mesmos e chegamos a ignorância pela via da razão.


COISAS DE QUE NÃO PRECISO PARA SER FELIZ


Na contramão da "rapidez da informação" estão estas muitas letras, mas vale a pena a leitura.


COISAS DE QUE NÃO PRECISO PARA SER FELIZ

(Frei Betto)





    Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.


     Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: 'Qual dos dois modelos produz felicidade?'

       Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei:

       - 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não, tenho aula à tarde'.
      Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'.
       'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...'
       'Que tanta coisa?', perguntei.
      'Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina', e começou a elencar seu programa de garota robotizada.

    Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho aula de meditação! Estamos construindo super-homens e super mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados.

      Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto?'. 'Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite!'

    Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa? Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual. Somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. E somos também eticamente virtuais...

       A palavra hoje é 'entretenimento'; domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se apresenta no palco, imbecil quem perde a tarde diante da tela.

       Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: 'Se tomar este refrigerante, vestir este tênis, usar esta camisa, comprar este carro,você chega lá!' O problema é que, em geral, não se chega! Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose. O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: amizades, autoestima, ausência de estresse. Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno.

        Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping-center. É curioso: a maioria dos shoppings-centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas... Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Deve-se passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do Mc Donald...

        Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:... "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser Feliz"!!

Frei Betto

FONTE: Não é muito precisa, peguei de um professor meu que publicou no Facebook.


PRA QUÊ ESSE BLOG?

Vejo tanto blog e tanta página legal por ai e você pode pensar: Este mais um Blog é pra quê? Bom, faço a mínima ideia de qual será a sua conclusão. Porque, na verdade, isso daqui a priori não terá um direcionamento certo não.


Vejo e escuto muita coisa boa por ai e "curto", "compartilho", dou "RT"... Só que na rapidez que estas coisas aparecem elas também se vão e a reflexão fica um tanto quanto prejudicada. Na verdade, a reflexão mesmo não há.


Então tá ai, este mais um entre tantos Blogs existentes para acolher tudo que vejo e acho interessante, tudo que penso e acho que vale a pena registrar.


Sim, se você está pensando que criei este Blog para servir a mim mesmo, uma vez que ele abrigará coisas que eu acho que deve ser guardada, você não está lá tão errado não. Mas se você achar legal também fique a vontade pra reagir, interagir, construir...


Abração à todos e...